Taças

A taça de vinho cumpre duas funções básicas: estética e funcional. Possui influência importante, realçando algumas qualidades do vinho e amenizando eventuais desequilíbrios ou carências.

Serviço do Vinho

Características básicas

  • Tamanho: variável de acordo com o tipo de vinho
  • Material: vidro ou cristal liso, sem nada que impeça a avaliação visual
  • Cor: sempre incolor
  • Haste: em geral alta, onde a taça deve ser apreendida, evitando-se o calor da mão e o conseqüente aquecimento do líquido, assim como a formação de marcas no bojo da taça, comprometendo a avaliação visual.
  • Formato: o formato da taça é importante e extremamente variável, havendo correlação com a região e tipo de vinho. As taças oficiais de degustação ou I.S.O. (International Standart Organization) são de paredes levemente curvas, boca com menor diâmetro que seu corpo e haste longa. Para os vinhos espumantes temos a taça tulipa ou flûte, que é estreita e comprida. Nesta taça coloca-se em evidência a trajetória e o tamanho das bolhinhas, fatores importantes para se determinar a qualidade da perlage.
3 2 1
Arthur Azevedo Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) , editor da revista Wine Style (2005/2011), jornalista especializado em vinhos, palestrante, consultor da Artwine, membro de confrarias internacionais.

Adegas

Adegas

Enogastronomia

Enogastronomia

Indicação de Vinhos

Indicação de Vinhos

Vinhos do Novo Mundo

Vinhos do Novo Mundo

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail Cadastrar
2019 Artwine - Todos os direitos reservados