Abertura da garrafa de vinhos

Inicialmente verificamos o estado de conservação da garrafa, que pode apresentar depósito de poeira ou bolor e neste caso deve-se limpá-la antes de iniciar o serviço do vinho.

Corta-se a cápsula abaixo do anel externo da boca da garrafa, sendo que isto pode ser feito com faca ou dispositivo próprio chamado cortador de cápsula; em seguida limpa-se a parte superior da rolha, pois em algumas garrafas que foram guardadas por longo tempo pode haver crescimento de fungos ou depósito de impurezas na parte externa da rolha.

A seguir, a rolha será extraída com o auxílio de um saca-rolhas. Há diversos tipos do mais simples ao mais sofisticado, mas sempre devemos escolher o que evita esforços demasiados e que seja fácil de se manipular.

Serviço do Vinho

Saca-rolhas

Um bom saca-rolhas apresenta uma espiral de aço longa, fina, aberta e com mecanismo de alavanca para ajudar a deslizar a rolha. A espiral deve ser arredondada para não fragmentar a rolha ao ser retirada, principalmente em vinhos de guarda.

Nos casos em que a rolha se fragmenta, tentamos penetrar no restante da rolha que está no gargalo com a haste do saca-rolhas em diagonal, puxando-a muito devagar. Caso isto não seja possível utiliza-se um saca-rolhas de lâminas paralelas ou introduz-se o restante da rolha e passa-se o vinho para outro recipiente, em geral um decanter, através de um filtro.

3 2 1
Arthur Azevedo Diretor da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) , editor da revista Wine Style (2005/2011), jornalista especializado em vinhos, palestrante, consultor da Artwine, membro de confrarias internacionais.

Adegas

Adegas

Enogastronomia

Enogastronomia

Indicação de Vinhos

Indicação de Vinhos

Vinhos do Novo Mundo

Vinhos do Novo Mundo

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail Cadastrar
2014 Artwine - Todos os direitos reservados