Corpinnat, nascido no coração do Penedés

20/04/2018

CORPINNAT, a Marca Coletiva da UE, nasce para identificar vinhos espumantes de Qualidade que podem ser feitos no coração do Penedès. Artigo publicado em The Drink Business, traduzido por Marcello Borges

 
Penedés, o berço de Corpinnat


Ontem, Sant Sadurní d’Anoia apresentou ao setor e às instituições a nova marca coletiva da União Europeia que distingue grandes vinhos espumantes produzidos no coração do Penedès. 

A marca CORPINNAT, que significa “nascido no coração do Penedès”, foi apresentada pelas seis vinícolas fundadoras, Gramona, Llopart, Nadal, Recaredo, Sabaté I Coca and Torelló, tendo como mestre de cerimônias Josep Roca do El Celler de Can Roca. 

A CORPINNAT visa integrar todos os produtores de espumantes que formam o território que pode certificar os padrões de qualidade estabelecidos pelas regras de uso dessa nova marca.



Local de nascimento de grandes espumantes

Um compromisso com sua origem

 O território Corpinnat é o local de nascimento de grandes espumantes, dentro da área vitivinícola histórica de Penedès, ao sul de Barcelona, onde, ao final do século 19, iniciou-se a produção e o aperfeiçoamento desses grandes vinhos, que seguem o método tradicional.

 Clima, solo, geografia e uma ampla experiência na produção de vinhos promovem as condições ideais dessa área para a produção de vinhos com personalidade singular. Historicamente, o território CORPINNAT tem concentrado a maior produção de Cava e de outros espumantes produzidos pelo método tradicional.

 

Cadeia de valor agregado, desde o vinhedo até a adega, um compromisso com o produtor

 
A nova marca coletiva está aberta a todos os produtores de espumantes situados dentro do território CORPINNAT que seguem os seguintes compromissos estabelecidos pelas regras de uso:

- Colheita manual

- Uvas com certificação orgânica

- Uso de variedades históricas, com ênfase nas autóctones

- Vinificação integral nas instalações da vinícola

- Envelhecimento superior a 18 meses

- Garantia de preço mínimo ao viticultor


“Começa hoje uma nova tradição, e embora o nome possa parecer estranho, em breve será popular ao redor do mundo”. Josep Roca

Ver outros Artigos e Reportagens
Arthur Azevedo Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) , editor da revista Wine Style (2005/2011), jornalista especializado em vinhos, palestrante, consultor da Artwine, membro de confrarias internacionais.
Arthur Azevedo

Fotos

2
Penedés, o berço de Corpinnat

Conteúdo RSS

Visualizar Conteúdo RSS Artwine

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail Cadastrar
2018 Artwine - Todos os direitos reservados