Onde está o melhor Pinot Noir da Califórnia?

13/12/2016

Vai viajar para a Califórnia? Que tal conhecer alguns dos mais interessantes Pinot Noir do planeta? Saiba tudo sobre esses ícones no ótimo artigo de Karen McNeil, publicado no website da revista Decanter, brilhantemente traduzido por nosso colaborador Marcello Borges,

A nova e imponente vinícola de Williams Selyen é um marco no Russian River, Sonoma, Califórnia
 


Anderson Valley

Como se fosse a ilha de um fiorde vinda do mar frio, o Anderson Valley, na região de Mendocino, é uma das mais frias regiões de viticultura da Califórnia (é aí que a casa Roederer fundou a Roederer Estate após procurar, durante oito anos, um clima que proporcionasse a acidez perfeita para vinhos espumantes). A produção de Pinot Noir dessa região costuma ser bem pequena.
 
Sonoma Coast

Embora seja uma região de bom tamanho (1.942 km²), Sonoma Coast é uma das menos cultivadas. Os melhores vinhos provém, quase sempre, de uma pequena fatia fria que os moradores de lá chamam de "Verdadeira Sonoma Coast". Seus vinhedos, geralmente com vista para o Pacífico, parecem sempre cobertos pela neblina.
 
Vinhedos em Sonoma Coast, região privilegiada para Pinot Noir na Califórnia

Russian River Valley

O Russian River Valley, na verdade, consiste de três lugares bem diferentes: a região denominada "Middle Reach", mais quente, concentra o cultivo de Cabernet Sauvignon e Zinfandel. Só os bolsões mais frios produzem Pinot Noir. Joseph Swan, Rochioli e Williams Selyem foram pioneiros nessa região, bem como a produtora de espumantes Iron Horse.
 


Carneros

Cerca de 64 km ao norte de São Francisco, Carneros se estende pela parte sul de Napa e de Sonoma, ao longo da baía de San Pablo. As colinas suaves da região já foram o domínio exclusivo de carneiros, daí o seu nome. O pioneiro em Pinot Noir foi Louis M Martini na década de 1940; mas só na década de 1980 (com vinícolas como Saintsbury, Acacia e Carneros Creek) é que as coisas começaram a acontecer.
 
Santa Lucia Highlands

Uma impressionante encosta de face sudeste das montanhas Santa Lúcia, Santa Lucia Highlands é conhecida por produzir alguns dos Pinots mais corpulentos, exuberantes e poderosos (estilo preferido de vários produtores da região, inclusive Roar e Pisoni Vineyards). Esta é uma parte mais quente e seca da Califórnia, com menos exposição costeira direta do que a maioria das outras AVAs (American Viticultural Areas, ou "Áreas de Viticultura Americanas"). 
 
Arroyo Grande

Com apenas 174km², Arroyo Grande é uma das menores AVAs da parte central da Central Coast. Coberta por neblina na maior parte do dia, inicialmente a região foi escolhida como local de produção de espumantes pela Maison Deutz. Ela reúne uns poucos produtores de alta qualidade. A marca a se conhecer é Laetitia.

Solomon Hills Pinot Noir, um ícone da Califórnia
 
Santa Maria Valley

Situado a cerca de 275 km ao norte de Los Angeles, o Santa Maria Valley foi um dos pontos escolhidos por produtores independentes e talentosos, inclusive Jim Clendenen, que fundou Au Bon Climat em 1982. Dezenas de produtores da parte sul da Central Coast, hoje famosos, aprenderam seu ofício trabalhando com Clendenen, um renegado que antes trabalhara na Borgonha. Santa Maria inclui dois dos mais famosos vinhedos da Califórnia – Bien Nacido e Solomon Hills.

Santa Rita Hills
 

Santa Rita Hills

Se existe um Vosne-Romanée na Califórnia, é Santa Rita Hills. O número de vinhos maravilhosamente intensos e de textura longa produzidos nesse pequeno local é espantoso. Santa Rita Hills é uma area extremamente fria, próxima da costa e totalmente exposta ao Pacífico.
 
Karen MacNeil é a autora de The Wine Bible. 


 

Ver outros Artigos e Reportagens
Karen Mc Neil Autora do livro The Wine Bible, "A Bíblia do Vinho", uma das referências obrigatórias para iniciantes e iniciados. Já foi traduzido para o Português, mas a edição está esgotada. Disponível em inglês...
Karen Mc Neil

Conteúdo RSS

Visualizar Conteúdo RSS Artwine

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail Cadastrar
2019 Artwine - Todos os direitos reservados