Abertura da garrafa de vinhos
Inicialmente verificamos o estado de conservação da garrafa, que pode apresentar depósito de poeira ou bolor e neste caso deve-se limpá-la antes de iniciar o serviço do vinho.
Corta-se a cápsula abaixo do anel externo da boca da garrafa, sendo que isto pode ser feito com faca ou dispositivo próprio chamado cortador de cápsula; em seguida limpa-se a parte superior da rolha, pois em algumas garrafas que foram guardadas por longo tempo pode haver crescimento de fungos ou depósito de impurezas na parte externa da rolha.
A seguir, a rolha será extraída com o auxílio de um saca-rolhas. Há diversos tipos do mais simples ao mais sofisticado, mas sempre devemos escolher o que evita esforços demasiados e que seja fácil de se manipular.
Saca-rolhas
Um bom saca-rolhas apresenta uma espiral de aço longa, fina, aberta e com mecanismo de alavanca para ajudar a deslizar a rolha. A espiral deve ser arredondada para não fragmentar a rolha ao ser retirada, principalmente em vinhos de guarda.
Nos casos em que a rolha se fragmenta, tentamos penetrar no restante da rolha que está no gargalo com a haste do saca-rolhas em diagonal, puxando-a muito devagar. Caso isto não seja possível utiliza-se um saca-rolhas de lâminas paralelas ou introduz-se o restante da rolha e passa-se o vinho para outro recipiente, em geral um decanter, através de um filtro.