Serviço do vinho é a maneira adequada de se servir o vinho para que se possa obter o máximo de prazer na sua degustação. A arte do serviço do vinho enriquece a degustação, destacando as melhores qualidades do vinho.
Algumas etapas contribuem para o sucesso de uma degustação como a utilização de adequado instrumental, a atenção à temperatura que deve-se servir o vinho e a utilização de taças adequadas.
Temperatura
A temperatura de serviço dos vinho é um importante fator na determinação do sucesso da degustação pois controla fatores que atuam diretamente na liberação de aromas e na percepção dos sabores. A tradicional norma que "vinhos devem ser servidos à temperatura ambiente", nem sempre é válida, especialmente em países de clima tropical, onde na maior parte do ano existe a prevalência de temperaturas muito elevadas e onde são ainda pouco usuais os ambientes climatizados. Desta forma, deve-se prestar especial atenção às temperaturas de serviço dos vinhos, procedendo-se aos ajustes necessários para se servir os mesmos à temperatura adequada. Abaixo, mostramos uma tabela de referência com as temperaturas mais adequadas a cada tipo de vinho:
Temperaturas de Serviço - Brancos
- Espumantes: 5° C
- Brancos Doces: 6° C
- Champagnes: 8° C
- Brancos Secos Leves: 9° C
- Brancos Secos Corpo Médio: 12° C
- Brancos Secos Encorpados: 14° C
- Rosés: 9 a 10° C
- Jerez Fino e Manzanilla: 7° C
- Jerez Amontillado e Oloroso: 11° C
- Porto Branco: 8 a 10° C
- Madeira: 14° C
Temperaturas de Serviço - Tintos
- Tintos Leves: 10 a 12° C
- Tintos de Corpo Médio: 13 a 14° C
- Vinho do Porto Tinto: 14° C
- Chianti, Zinfandel: 16° C
- Pinot Noir: 16° C
- Grandes Tintos, Bordeaux, Tintos encorpados: 17 a 18° C
Estas temperaturas são pontos de referência e não regras absolutas; há termômetros utilizados em degustações, porém isto só é utilizado quando há excesso de formalidade e rigorosidade.
Normalmente os vinhos podem ser colocados em geladeiras até atingirem a temperatura próxima ao ideal e retirados com antecedência para iniciar o serviço. Em geral a parte inferior da geladeira diminui entre 5 e 6 graus o vinho em um período de uma hora. Pode-se também utilizar baldes contendo gelo e água ou ainda dispositivos do tipo Rapid-Ice, com a finalidade de resfriar o vinho