Vin d'Ame, a importadora dos vinhos de terroir abre suas portas em São Paulo

Assessoria Vin d'Ame

01/09/2015

Focada na importação de vinhos de produtores renomados pela altíssima qualidade, a VIND’AME chega ao mercado com o compromisso de oferecer um portfólio que retrate a riqueza dos diversos terroirs de excelência.

 


Com uma seleção refinada de rótulos, inicialmente focada no Velho Mundo, a VIND’AME tem como principal objetivo ser referência no mercado brasileiro para vinhos de terroir de altíssima qualidade.  

Ao contrário da cerveja, que viu seu consumo se difundir a partir de produtos de massa, para agora viver a explosão das cervejas especiais, o vinho caminha na contramão dessa história, com inúmeras ofertas de produtos fáceis de beber, de pouca complexidade e sabor padronizado, segundo modas de mercado. 

O consumidor se vê pouco motivado com a multiplicação de vinhos standard.  Segundo Michael Schütte, sócio administrador da VIND’AME, “o mercado brasileiro foi invadido por vinhos produzidos industrialmente, não necessariamente de sabor ruim, mas que deixaram de lado a riqueza da origem, da diversidade de solos e microclimas, resultando em gradação de texturas e sofisticação de sabores, a verdadeira alma do terroir lapidada pelo viticultor”.

Michael Schütte e Ana Cristina Lins, proprietários da VindAme, a importadora dos vinhos de terroir

Pensando nisso, e sendo apaixonados por vinho, o casal de sócios proprietários da importadora, Michael e Ana Cristina, partiram para o desafio de montar um portfólio que retrate a riqueza dos diversos terroirs de excelência.  Após uma primeira triagem através de muitas leituras e indicações, mais de 1000 vinhos foram degustados e mais de uma centena de vinícolas visitadas. 

Constatando o trabalho nos vinhedos e na vinificação, selecionaram apenas 13 produtores nesta fase inicial. Eles conheceram pessoalmente os vinhedos, o processo de vinificação e tiveram contato pessoal com todos os personagens que estão por trás de cada uma das garrafas que eles importam. 

Garantem, assim, que os vinhedos são cultivados com extrema cura, sem o uso de agrotóxicos, com podas e seleção manual focada na qualidade da fruta; o processo de vinificação é natural, sem acréscimo de corretivos químicos ou artifícios típicos da grande indústria; o resultado são vinhos de caráter, majoritariamente de uvas autóctones, e de altíssima qualidade, com aromas e sabores excepcionais, reconhecidos internacionalmente.

Rieslings de alta gama, as grandes estrelas da VindAme, que também tem excelentes vinhos da França e da Itália

 Não é difícil de imaginar o porquê do nome VIND’AME, expressão francesa que significa vinhos d´alma. Da mesma forma que nós, os vinhos da VIND’AME carregam na alma a história, a  memória, o repertório do local de origem.

Ainda segundo Michael, “o mercado brasileiro oferece vinhos de todas as categorias, mas de forma um tanto desordenada, deixando o consumidor, muitas vezes, perdido na hora da compra. Falta transparência sobre os processos de produção dos vinhos, que facilitem a escolha consciente do consumidor. ” 

A VIND’AME quer ser um ponto de referência, uma garantia ao consumidor da qualidade de seus vinhos. Para isso, não basta apenas criteriosa seleção. A VIND’AME também tem o cuidado de transportar todos seus vinhos em containers refrigerados, assim como faz questão de mantê-los dessa forma durante sua estada no depósito, garantindo assim, que os aromas não se percam, nem o vinho padeça de um envelhecimento abrupto e prematuro, fato infelizmente comum no mercado brasileiro.


Atualmente, a VIND’AME traz vinhos de três países: Alemanha, França e Itália, num total de 73 rótulos. Em breve, pretende complementar o portfólio com outros produtores franceses e italianos, e introduzir vinhos da Espanha. 

Uma pré-seleção já foi feita; falta ainda a verificação pela VIND’AME das condições de tratamento dos vinhedos e do trabalho na adega. O próximo passo será então vinhos do Novo Mundo, sempre com o mesmo conceito de vinhos de terroir.

Os sócios seguem o princípio do taste vin: incluem no portfólio da VIND’AME apenas vinhos que se orgulhariam de compartilhar com seus parentes e amigos.

A empresa possui uma loja virtual (www.vindame.com.br/loja), um showroom em São Paulo e conta com a consultoria do Dr. Arthur Azevedo, na indicação dos produtores que são visitados por eles ao redor do mundo.

O time VindAme: da esquerda para a direita - Arthur Azevedo, Cristina Neves, Sergio Cruz, Dalva dos Santos, Ana Cristina Lins, Michael Schütte e Thalita Zampone


FOTOS: Roberto Silva

Sobre a VIND’AME. 

Site: www.vindame.com.br; arquivos destinados a imprensa: http://www.vindame.com.br/media 
Nome: VIND’AME
Endereço Showroom: Av. Brigadeiro Faria Lima 1912, Cj. 4c, São Paulo 01451-000 – SP. 
Tel. Para contato: (11) 2384-6946, 2384-6952
Contato: Michael Schütte  – contato@vindame.com.br  


Fonte: Cristina Neves Assessoria de Comunicação e Eventos
Ver outras Notícias do vinho
2020 Artwine - Todos os direitos reservados