Tannat Tour 2014, um evento imperdível

Cristina Neves

10/08/2014

Produtores Uruguaios iniciam uma nova etapa de promoção de seus vinhos no concorrido mercado brasileiro, num grande evento que acontecerá em diversas cidades do Brasil. Saiba como participar...

Tannat Tour 2014




Passado algum tempo desde a última feira de vinhos uruguaios realizada no Brasil, 2014 inaugura uma nova fase de ações promocionais daquele país. 

Embalados pelos bons resultados do vinho uruguaio ao redor do mundo, 22 produtores de várias regiões do Uruguai trazem ao Brasil um portfólio de vinhos de alta qualidade, modernos e competitivos.

Se no passado o consumidor brasileiro pensava duas vezes se ia ou não arriscar provar um Tannat, devido sua fama de ser um vinho muito rústico e pesado, hoje, sabe-se que Uruguai produz vinhos de alta qualidade e Tannats muito elegantes, bem diferentes dos seus antepassados. 

O consumidor brasileiro ainda conhece pouco o Uruguai. Sabe que perdemos uma Copa do Mundo para eles em pleno Maracanã e que se come bom cordeiro uruguaio. Mas vinho mesmo, ainda é uma incógnita por aqui para a maioria dos consumidores.

A antiga rusticidade dos vinhos vem dando lugar a exemplares mais modernos, que agradam o paladar do consumidor mundo afora. Isso graças as modernas técnicas de vinificação usadas no país, intercâmbio com renomados enólogos da Europa e de outros países do Novo Mundo, como Austrália e Nova Zelândia, além dos cortes com uvas internacionais, como Merlot e Cabernet Sauvignon., que permite a elaboração de vinhos que estão agradando os consumidores mais exigentes.

O país também vem ganhando grande popularidade graças as medidas políticas e sociais adotadas pelo novo Governo, sendo um destino bastante procurado por turistas e investidores brasileiros. Isso tudo vem ajudando a popularizar a Tannat, além da já tradicional gastronomia local e a hospitalidade dos uruguaios.

A maioria das vinícolas ainda é bastante familiar, mas as novas gerações já estão imprimindo um toque contemporâneo e universal dos vinhos que estão sendo produzidos por lá. 

Para este primeiro Tannat Tour Brasil (os uruguaios já fazem isso em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo) foram escolhidas 4 diferentes cidades, mas não quer dizer que serão sempre as mesmas. A ideia é fazer um rodízio a cada ano, a fim de levar o evento a outros mercados brasileiros.

Para esta edição estarão presentes 22 vinícolas, a maioria já com representação no Brasil e alguns produtores inéditos que buscam um primeiro contato com os importadores brasileiros.

Segundo os últimos dados de importação (jul/14), Uruguai figura ainda na categoria “demais países”, aqueles que não ultrapassam os 5,12% de share do mercado, muito distante dos vizinhos do Mercosul  Chile e Argentina, que aparecem no topo do ranking. 

Porém, com espaço para crescer bastante nos próximos anos. 

E por apostarem no potencial do mercado brasileiro é que esses 22 produtores estarão em movimento nos próximos meses por aqui. Uma chance imperdível para conhecer o que eles andam fazendo por lá ou mesmo revisitar velhos conhecidos das nossas gôndolas.

Serviço: Tannat Tour 2014

11/08 – Rio de Janeiro
12/08 – Curitiba
14/08 – São Paulo (inclui também Seminário sobre Enoturismo e uma Masterclass)
15/08 – Campinas

Vinícolas participantes: 
Antiga Bodega Stagnari, Bodega y Granja Narbona, Ariano Hnos, Artesana (busca importador no Brasil), Bodegas Carrau, Bouza Bodega Boutique, Bodegas Castillo Viejo, Juanicó-Familia Deicas, Familia Irurtia, Traversa Vinos Finos (busca importador no Brasil), Filgueira Viñedos y Bodega (busca importador no Brasil), Bodega Garzón, Gimenez Mendez, Bodega J. Chiappella (busca importador no Brasil), Marichal, Montes Toscanini, Pisano, Viña Progreso ((busca importador no Brasil), Pizzorno Family Estates, De Lucca, Juan Toscanini y Hijos,Vinos Finos H. Stagnari


Para mais informações: Cristina Neves Comunicação & Eventos
contato@cristinaneves.com.br
(11) 5092-3248 – www.cristinaneves.com.br


Fonte: Cristina Neves Comunicação & Eventos
Ver outras Notícias do vinho
2021 Artwine - Todos os direitos reservados