Georg Riedel comanda degustação em São Paulo

Assessoria Mistral Importadora

28/05/2013

Trazido pela Mistral Importadora, Georg Riedel, 10ª geração da família criadora das taças de cristal mais famosas do mundo, comanda degustação de vinhos, obviamente servidos em suas famosas taças, seguida de jantar no Terraço Itália, dia 6 de junho

Georg Riedel estará em São Paulo para demonstrar a mágica de suas taças


A importadora Mistral traz ao Brasil um dos maiores visionários do mundo do vinho, o austríaco Georg Riedel, representante da 10ª geração da família fundadora da Riedel Crystal, a lendária grife de taças de cristal que, ao desenvolver copos específicos para cada variedade de uva, revolucionou a forma de degustar vinhos.

Para demonstrar como a taça correta pode fazer diferença na qualidade da bebida, Mr. Riedel – como é conhecido o “Man of the Year 1996” da prestigiada revista inglesa Decanter – fará uma prova exclusiva no Terraço Itália, dia 6 de junho (quinta-feira), às 20h.



A degustação será realizada com três vinhos tintos – cada um elaborado com um tipo de uva – em três diferentes modelos da linha Riedel Vinum XL, que os participantes levarão para casa de brinde (o valor normal das taças é de R$ 350). Na sequência, será servido o jantar harmonizado com os vinhos.

Confira o menu da noite:

TAÇAS

* Pinot Noir - Riedel Vinum XL
* Hermitage - Riedel Vinum XL
* Cabernet Sauvignon – Riedel Vinum XL

VINHOS

* HRV Pinot Noir 2010 (Hamilton Russell/África do Sul) 
* Mathilda Shiraz 2010 (Domaine Tournon - M. Chapoutier/Austrália) 
* CrossBarn Cabernet Sauvignon 2005 (Paul Hobbs/ Estados Unidos)

MENU

* Rigatoni al Ragú di Vitello in Bianco
* Carré de Javali ao vinho Morellino di Scansano com risotto de funghi porcini
* Cheesecake com gelato de chocolate



Saiba um pouco mais sobre a Riedel e suas mágicas taças

Inaugurada há mais de 250 anos, a Riedel escreve a história dos melhores e mais finos cristais do mundo. 

Desde o século XIX conhecidos como os “Reis dos Cristais”, foram os pioneiros na fabricação de taças funcionais, específicas para cada tipo de vinho, onde os formatos e tamanhos dos bojos são meticolosamente desenhados para garantir que cada vinho possa mostrar todas as suas qualidades.

Claus Riedel, da 9ª geração da família, foi o primeiro glassmaker da história a perceber que o gosto do vinho é afetado pelo formato da taça no qual ele é bebido. Em 1958, lançou a taça “Grand Cru de Borgonha”, que realça os sabores e aromas do vinho elaborado com a casta Pinot Noir. O produto ganhou espaço permanente na coleção de Design do Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA). Três anos mais tarde, com conhecimentos de física e química, ele criou um catálogo de taças indicadas para cada variedade de uva. Em 1973, as taças foram aperfeiçoadas com a introdução das primeiras taças da linha Sommeliers, a mais aclamada do mundo do vinho.

Georg Riedel, da 10 ª geração, estreitou laços com enólogos e produtores, como Angelo Gaja e Robert Mondavi, para aprimorar a pesquisa e desenvolvimento de seus produtos e se aproximar do mercado fino de vinhos. Ele estendeu a linha Sommeliers (que hoje conta com 106 copos) e criou as linhas Extreme Vinum, especificamente para vinhos do Novo Mundo, e Vitis, uma coleção de copos elegantes, produzidos com a mais contemporânea tecnologia de vidros.



Na imprensa especializada, a marca Riedel é sempre citada como a mais conceituada grife de copos de vinho. Para o crítico Robert Parker, “as melhores taças, tanto tecnicamente como hedonisticamente, são produzidas por Riedel. O efeito que estas taças exercem sobre o vinho é profundo. Não é possível enfatizar o suficiente a enorme diferença que elas fazem.” Para a revista Time “a família Riedel nunca colocou seu nome em uma única garrafa de vinho mas, nos últimos 50 anos, fez mais para aumentar o prazer dos enófilos do que praticamente qualquer outra dinastia do mundo do vinho” .

Serviç0

Degustação e jantar com Mr. Riedel
Local: Restaurante Terraço Itália - Av. Ipiranga, 344 – 41º andar – São Paulo 
Data: 6 de junho (quarta-feira), às 20h
Valor: R$ 390,00 (inclui as três taças Riedel que serão utilizadas na degustação)
Reservas e informações: (11) 3372 3401

Fonte: Sofia Carvalhosa/ Assessoria Mistral
Ver outras Notícias do vinho
2020 Artwine - Todos os direitos reservados