Bulgária, a nova fronteira do vinho

Arthur Azevedo

10/04/2011

O mundo do vinho está cada vez mais surpreendente. Restrito até há pouco aos tradicionais países da Europa e aos emergentes países do Novo Mundo, vem mostrando novas e interessantes facetas, dando aos consumidores a oportunidade de conhecer uvas diversas e vinhos muito originais. A mais nova integrante desse seleto grupo de produtores é a Bulgária, que já produzia vinhos sob o regime comunista, mas agora respira outros ares.



O fato chamou a atenção dos italianos, em particular do grupo empresarial liderado por Edoardo Miroglio, produtores de vinho no Piemonte. Edoardo e seu filho Franco comandam a Tenuta Carreta, cujos excelentes vinhos já estão presentes no mercado brasileiro.

Vislumbrando uma excelente oportunidade de negócios, Edoardo adquiriu 4000 hectares de terra no coração da Bulgária, em Elenovo, numa área muito propícia para o plantio de uvas de alta qualidade e ali implantou a mais modernas vinícolas do país, num investimento total de 22 milhões de euros.

Equipada com tecnologia de ponta, a vinícola Edoardo Miroglio produz espumantes de alta gama e vinhos tintos e brancos, tanto com uvas francesas (em especial a Pinot Noir e a Cabernet Franc) quanto com as uvas autóctones do país, as personalíssimas Mavrud e Melnik. A orientação técnica é dada pelo enólogo piemontês Marco Monchiero, com a assistência da competente enóloga Dessy Baicheva, que conhece como poucos as particularidades do terroir búlgaro.

A primeira safra da EM Bulgária foi em 2004 e a vinícola tem capacidade para produzir 2 milhões de litros por ano (hoje trabalha com 60 a 70% dessa capacidade). Os espumantes de alta gama, baseados em Pinot Noir e Chardonnay, são produzidos pelo método champenoise, com segunda fermentação na garrafa e com no mínimo dois anos de contato com a levedura, visando dar aos vinhos mais complexidade e caráter.

Junto à vinícola, Eduardo Miroglio construiu um hotel de alto luxo, o Soli Invicto, com 10 luxuosas suítes, sala de degustação e restaurante de classe internacional, totalmente equipado para receber turistas de todo o mundo. A cerca de 2 horas da vinícola estão as concorridas praias do Mar Negro, que atraem turistas de todo o leste europeu.

Maiores informações em http://www.emiroglio-wine.com

Ver outras Notícias do vinho
2020 Artwine - Todos os direitos reservados