Domènech, uma preciosidade de Montsant

07/04/2013

Trazidos ao Brasil com exclusividade pela Vinissimo, os vinhos da Vinyes Domènech impressionam pela pureza de aromas e sabores, numa legítima expressão da clássica Garnacha, plantada nas encostas da nova DO Monsant, na Catalunha. Conheça os segredos desse ícone.



A Vinyes Domènech é uma pequena vinícola familiar, localizada no coração de Montsant, na Catalunha, região da Espanha que tem produzido vinhos de extraordinária qualidade. 

Nossa viagem para encontrar essa preciosidade foi recheada de lances interessantes e curiosos, mas no final da história valeu a pena, pois certamente os consumidores brasileiros terão à disposição alguns dos mais interessantes vinhos hoje produzidos na Espanha, baseados na Garnacha, uma varietal que a cada dia que passa é mais reconhecida e apreciada pelos brasileiros.

A Garnacha sempre foi vista como uma uva secundária, coadjuvante em diferentes regiões da França e da Espanha, mas na Espanha atual e em particular em Montsant, a uva é uma protagonista de peso, mostrando caráter, personalidade e estrutura, dando origem a vinhos de rara qualidade e expressão.

Quem primeiro chamou atenção para este fato foi o famoso crítico Robert Parker, quando, no evento Wine Future 2009, realizado em Logroño, coração da Rioja, escolheu a Garnacha para ser a grande estrela da degustação mais importante. (Veja os detalhes do que aconteceu na ocasião na revista Wine Style, edição 25, disponível neste website).

Desde então a Garnacha passou a ser olhada com muito mais atenção e, por isso, os vinhos da varietal passaram a ter seu inegável valor reconhecido.

Domènech, um especialista em Garnacha

Para chegar à minúscula Capçanes, um pueblo muito simpático do Priorato histórico, em pleno inverno, não foi nada fácil. Estradas estreitas, pouco sinalizadas, numa noite escura e fria, foram dificuldades somente superadas pela inestimável ajuda de nosso GPS, companheiro inseparável de viagem e sem o qual jamais teríamos chegado ao nosso destino. 

Hotel Heredad Mas Colet, local sofisticado e exclusivo para se hospedar em Capçanes. Seu restaurante é uma das grandes atrações da região

Chegando a Capçanes, onde nos esperava Juan Ignacio Domènech, proprietário da vinícola, faltava ainda um pequeno e difícil trecho em estrada de terra, para chegar ao  um charmoso hotel Heredad Mas Colet, situado ao lado da vinícola, onde pernoitamos à espera da visita à vinícola na manhã seguinte. 


Vinhedo Domènech no inverno


Logo de manhã, numa amena temperatura de -8 graus, fomos visitar os vinhedos centenários da Domènech, situados numa antiga fazenda da região, comprada, e recuperada, em 2002, onde também está situada a pequena, mas muito bem equipada vinícola.

Situada ao sul de Capçanes, dentro da DO Montsant e vizinha do famoso Priorato, a Domènech tem seus vinhedos plantados sem condução, ou “en cabeza”, antigo sistema usado pelos espanhóis, que resulta em uvas de rara concentração e baixo rendimento. Os vinhedos estão localizados em terraços, conhecidos no local como terrazas, esculpidos cuidadosamente nas encostas das montanhas, o que propicia uma excelente exposição e insolação.

Imponentes vinhedos de Garnacha, plantados nas terrazas de Montsant - origem das preciosas uvas da Domènech

Aproveitando as particularidades do clima e do solo da região, a equipe enológica consegue extrair a melhor expressão das uvas, que são naturalmente equilibradas e perfeitamente maduras, fato que irá ser de fundamental importância na elaboração dos vinhos.

Vale a pena destacar que a Domènech é uma vinícola que se vale de técnicas de cultivo orgânico de seus vinhedos, situados dentro de área de conservação ambiental. 

Além disso, há uma evidente preocupação em se adotar práticas sustentáveis, tanto no vinhedo quando na vinícola, com uso de energia solar e água proveniente das chuvas e dos rios vizinhos. Especial cuidado é dado aos resíduos da produção do vinho, que são devidamente tratados antes de retornar ao ambiente.

Videira de Garnacha, plantada pelo sistema en cabeza, sem condução aramada

No vinhedo, encontramos videiras muito antigas de Garnacha, ao lado de plantações mais recentes de Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah, que irão dar a alguns vinhos um toque de modernidade. Também a Garnacha Blanca e a Macabeo são cultivadas na propriedade, com vistas à futura produção de vinhos brancos.

Vinificação minimalista, máxima expressão das uvas

Na vinícola, são usados pequenos tanques de aço inoxidável e barricas de carvalho francês e americanos, com a supervisão constante de Toni Coca, consultor enológico da Domènech.


Pequenos tanques de aço inoxidável, usados na vinificação dos tintos da Domènech


A visão da equipe de enologia da Domènech é a de não utilizar técnicas intervencionistas exageradas na elaboração dos vinhos, visto que a qualidade das uvas que chega á vinícola torna tal procedimento totalmente desnecessário. 

Ali se busca a verdadeira expressão do terroir, sem maquiagem ou truques, apenas com a moldura delicada do carvalho francês e americano.

Todos esses cuidados se refletem nos três vinhos trazidos ao Brasil pela Vinissimo, o ícone Teixar 2008, um garnacha em pureza com 12 meses de passagem por carvalho francês; o Furvus 2008, um corte de Garnacha (80%) e Merlot, com 12 meses de amadurecimento em carvalho francês e americano; e o jovem Bancal del Bosc 2010, uma mescla de Garnacha (60%), Syrah (20%) e Cabernet Sauvignon (20%), com apenas 6 meses de barricas francesas e americanas.


As preciosidades da Domenech, já disponíveis no Brasil, trazidas pela Vinissimo


Em todos eles se destaca a Garnacha, que se exibe de forma exuberante, com aromas e sabores de framboesa, marca registrada dessa elegante uva espanhola.

Por serem de minúscula produção e imensa expressão, os vinhos da Vinyes Domènech são muito prestigiados em todo o mundo, fazendo parte da elite dos vinhos da Espanha. 

Mais informações em www.vinissimo.com.br

Juan Ignacio Domènech, proprietário da Vinyes Domènech










Ver outros Artigos e Reportagens
Arthur Azevedo Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) , editor da revista Wine Style (2005/2011), jornalista especializado em vinhos, palestrante, consultor da Artwine, membro de confrarias internacionais.
Arthur Azevedo

Conteúdo RSS

Visualizar Conteúdo RSS Artwine

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail Cadastrar
2021 Artwine - Todos os direitos reservados