Como Conservar os Vinhos

Adegas É inevitável que se a sua paixão pelos vinhos for aumentando com o passar do tempo, você chegue a esta encruzilhada, tendo de decidir, não apenas a conveniência de comprar ou construir sua própria adega, mas onde , como e de que tamanho a mesma deve ser dimensionada.

Mas antes de entrarmos na parte técnica propriamente dita, cabe definirmos o que é um vinho de guarda. Como sabemos, o vinho é uma bebida que possui a incrível qualidade de mudar com o passar do tempo, sendo que no caso dos vinhos de guarda, esta mudança se faz no sentido de melhorar, adquirindo maior complexidade aromática, além de amaciar os taninos.

Portanto só existe sentido em guardar um vinho se nossa expectativa é de que o mesmo vá melhorar no futuro. Lembre-se que a imensa maioria dos vinhos são hoje produzidos para consumo imediato, sendo melhor apreciados em sua juventude. Mas atenção, mesmo estes vinhos devem ser conservados em adegas climatizadas, evitando o envelhecimento prematuro.

Adegas

Investir numa adega é absolutamente obrigatório para dar aos vinhos, de modo geral, melhores condições para um envelhecimento adequado. Um vinho guardado em condições ideais certamente dará mais prazer quando for consumido. Lembre-se que calor e oxigênio são os maiores inimigos do vinho, encurtando sua vida de modo muito significativo.

2 1
Arthur Azevedo Diretor da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) , editor da revista Wine Style (2005/2011), jornalista especializado em vinhos, palestrante, consultor da Artwine, membro de confrarias internacionais.

Noções de Degustação

Noções de Degustação

Serviço do Vinho

Serviço do Vinho

Enogastronomia

Enogastronomia

Elaboração de Cartas

Elaboração de Cartas de Vinhos

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail Cadastrar
2017 Artwine - Todos os direitos reservados