Vinexpo New York antecipa expositores

Assessoria Vinexpo NY

04/01/2018

A Vinexpo 2018, que se realizará pela primeira vez em Nova York no próximo mês de março, entre os dias 5 e 6, será um grande evento para o mercado mundial do vinho, com centenas de expositores. Confira alguns expositores e novidades que serão apresentadas



Os produtores de Châteauneuf-du-Pape têm uma história que recua até o século 13, quando essa aldeia tornou-se a residência de verão dos papas e João XXII deu aos vinhos locais o título de "Vin du Pape". 

As regras de Châteauneuf-du-Pape permitem que vinhos tintos e brancos – nada de rosés – sejam feitos a partir de 13 variedades de uvas. Na Vinexpo New York, o pavilhão vai expor 13 produtores. Os visitantes vão encontrar um raro Châteauneuf-du-Pape feito 100% com uvas Mourvèdre, da Domaine Les Semelles de Vent, bem como uma variedade de Châteauneuf-du-Pape brancos, inclusive o suculento 100% Roussanne da Brotte. 

Outros? Um cuvée tinto tradicional da Domaine Font de Michelle combinando oito variedades de uvas, um 100% Grenache da Cellier des Princes e três cuvées de vinhedo único da Domaine de la Charbonnière.


O pavilhão da Wines of South Africa (WOSA) reunirá 16 produtores, incluindo nomes importantes como Boschendal, Bouchard Finlayson, Ken Forrester e Waterford. Embora alguns estejam representados nos EUA, haverá muitas oportunidades para os importadores que desejam conhecer produtores ainda sem representantes. 

Em meados de 2017, as vendas de vinhos sul-africanos cresceram 13% nos EUA, segundo a Gomberg-Fredrikson, liderados pela uva Steen (Chenin Blanc), a variedade mais plantada no país, com rosés Cap Classique – espumantes produzidos pelo método tradicional – e outros contribuindo para o crescimento.

A Tarifa Varrilado vai apresentar Platinvm Fragrances, uma coleção singular de coquetéis que combina vinhos especialmente selecionados com extratos naturais de frutas e de flores. Criada pela TAVASA, uma inovadora destilaria familiar espanhola fundada em 1847, a linha compreende aromas como pétalas de rosas e laranjas, morangos e menta, violetas e frutas silvestres, abacaxi e coco, e maçã verde e Amareto.

Marcas que merecem atenção

Bodegas Altanza

Esta vinícola de La Rioja, Espanha, conquistou recentemente a medalha de ouro no Berlin Wine Trophy por seu novo Club Lealtanza Reserva 2010, e também apresentou seu Spanish Artists Collection Reserve Sorolla 2010. O projeto de pesquisa e desenvolvimento mais recente dentre uma série levada a cabo pela Bodegas Altanza visando aprimorar práticas viticulturais é uma estação climática que proporciona dados em tempo real específicos de cada local, monitorando o microclima do vinhedo com informações sobre temperatura, umidade relativa, pressão atmosférica, radiação solar, velocidade do vento, atividade vegetativa e outras.


Viña Almaviva

Entre outros vinhos, a Joanne vai apresentar o Almaviva Puente Alto 2015, vinho do ano de 2017 do site JamesSuckling.com, com 100 pontos. "Este é um vinho que representa a grandeza, com intensidade, estrutura e equilíbrio, [e que] mostra como a América do Sul, em especial o Chile, destacou-se como região vinícola de peso, produzindo vinhos soberbos que podem concorrer com os melhores do mundo", escreveu Suckling. A Almaviva é um empreendimento conjunto entre a Domaines Baron Philippe de Rothschild e a Concha y Toro.

Bernard Magrez

Bernard Magrez, maior produtor de Grands Crus Classés de Bordeaux – na qualidade de único proprietário do Château Pape Clement, Château Fombrauge, Château La Tour Carnet e Clos Haut Peyraguey – também possui o Château Les Grands Chênes, além de 42 vinhedos em nove países: França, Espanha, Portugal, Chile, Argentina, Uruguai, Marrocos, Japão e EUA.


Espirituosos

A Sikera da Tartaria, produzida pela UFT Europe (Unique Food Technology), tem raízes na antiguidade, quando os povos tártaros faziam uma bebida forte e de caráter singular, sabor delicado e aromas de frutas doces. Hoje, usando apenas ingredientes silvestres de regiões ecologicamente sustentáveis da Sibéria, a Sikera, que significa "brilha como o sol", oferece a tradição russa com a qualidade alemã de produção, engarrafada em vidro italiano, numa ampla gama de aromas que acompanham bem carnes e sobremesas leves de frutas. 

A Sikera Grand Tartaria e a Sikera Nikitas 50 receberam respectivamente uma medalha de ouro e uma de prata na competição Global Spirits Masters realizada em Londres, na categoria Espirituosos de Luxo

Mais informações estão disponíveis no site oficial da Vinexpo NY 2018 (www.vinexponewyork.com) 

Fonte: Assossoria Vinexpo NY
Ver outras Notícias do vinho
2018 Artwine - Todos os direitos reservados