Um giro pela Toscana, o paraíso do enoturismo

Arthur Azevedo

20/12/2010

Uma das mais belas regiões vinícolas do mundo, a Toscana, no coração da Itália, é o destino preferido de dez entre dez apreciadores dos vinhos italianos mais modernos, mas com um pezinho na tradição. Isso porque foi na Toscana que nasceram os vinhos como Super-Toscanos, conhecidos por usarem uvas francesas como solistas, ou mescladas à mais que conhecida Sangiovese, a uva emblemática da região. Além disso, a Toscana reúne atrações de peso, tais como Florença, San Gimignano, Montepulciano e Pisa, entre outras preciosidades. Arte e cultura estão intimamente ligadas às históricas cidades da região, que ainda conta com a inigualável gastronomia italiana, combinando a clássica Bisteca Fiorentina com ótimas trufas brancas e o delicioso presunto cru. As massas da Toscana dispensam apresentações e evidentemente fazem parte indispensável de qualquer cardápio que se preze.

Toscana Rocca di Castagnoli

Uma das tendências mais fortes da Toscana hoje é o chamado Turismo Rural, ou seja, ficar hospedado em charmosos e sofisticados hotéis, localizados no meio dos vinhedos e a distâncias muito confortáveis das grandes atrações turísticas, que normalmente estão apinhadas de gente e com hotéis nada baratos. Não se assuste com o termo rural, pois na Itália, pelo menos nesse caso, o significado é bem outro. Os hotéis indicados nesse artigo são dotados de todas as mordomias da vida moderna, com confortáveis acomodações, delicioso café da manhã e até amenidades como um SPA de Vinho, como o de Poggio Alla Sala.

Entre os hotéis que estivemos – claro que testamos tudo antes, imaginem só o “sacrifício” -, podemos indicar para suas próximas férias “rurais” na Itália: Rocca di Castagnolli, em Gaiole in Chianti, Poggio Alla Sala, em Montepulciano e a Fattoria del Colle (Donatella Cinelli Colombini), em Trequanda.

Rocca di Castagnoli - Hotel

Poggio alla Sala

Por fim, não deixe de fazer um demorado passeio a pé por Montepulciano, de tomar um café no Antico Caffé Poliziano, o mais tradicional da cidade (fundado em 1868), de comprar alguns artigos de couro na Maledetti Toscani e, por fim, comer uma voluptuosa bisteca fiorentina na Osteria Acquacheta. Garanto que a experiência será inesquecível.

Até a próxima...

Ver outras Notícias do vinho
2019 Artwine - Todos os direitos reservados