Castillo Ygay Blanco 86, um Rioja de 31 anos

30/08/2017

Um vinho branco de exceção, com 21 anos de passagem por madeira? Seria possível? Saiba a história do Castillo Ygay Blanco, um vinho que mudou o conceito de amadurecimento de vinhos em Rioja...


Mundialmente famosa pelos seus grandes vinhos tintos, a Rioja, tradicional região vinícola da Espanha, tem uma faceta pouco conhecida pela maioria dos consumidores. Alguns excepcionais exemplares de Rioja Blanco são reverenciados apenas por apaixonados apreciadores de vinhos espanhóis.

A tradicional vinícola Marqués de Murrieta parece estar decidida a mudar essa história e trazer à luz a imensa qualidade que os vinhos brancos da Rioja podem alcançar. 

O lançamento mundial do Castillo Ygay, ramo de vinhos exclusivos e de alta gama da Marqués de Murrieta, do excepcional vinho branco da safra de 1986 foi, segundo as palavras do Presidente da Bodega, o Conde de Creixell Vicente Cebrián Sagarriga, motivo de orgulho e satisfação, ressaltando que esse vinho pertence à classe dos vinhos históricos e especiais. 

A primeira safra desse branco foi feita em 1919, há quase 100 anos, e desde então apenas 11 colheitas foram selecionadas para fazer parte desse seleto grupo de vinhos.

Produzido com as castas Viura (97%) e Malvasia (3%), ambas procedentes da Finca Ygay, fermentadas em tradicionais tonéis de carvalho americano de 18.000 litros, passando a seguir para barricas de carvalho americano onde permaneceu por incríveis 21 anos, ou 252 meses. 

Posteriormente o vinho foi transferido para tanques de cimento onde ficou por 67 meses, sendo engarrafado em 29 de janeiro de 2014.


Como se vê, trata-se de um vinho que tem um processo de produção totalmente fora dos padrões habituais de elaboração, fato que causa grande curiosidade quanto ao resultado dessa verdadeira jornada de longa duração. 

Antes de falarmos do vinho propriamente dito, é bom lembrar que a Marqués de Murrieta é uma vinícola familiar com mais de 180 anos de tradição e um incontestável ícone da região de Rioja, que trabalha 100% com uvas próprias e tem em seu portfólio grandes vinhos como Castillo-Ygay, Dalmau, Murrieta Reserva, Murieta Gran Reserva, além de um delicioso Albariño, o Pazo de Berrantés, esse último na Galícia.

Respeitando sua tradição e história, a Marqués de Murrieta soube se reinventar, tendo realizado nos últimos anos uma grande reforma – estrutural e conceitual – investindo vultosas quantias em novas instalações, novos funcionários e ampliação de rótulos. 

No Brasil os vinhos da Marqués de Murrieta são importados e comercializados pela World Wine, ramo de vinhos finos da tradicional importadora La Pastina.


A emoção de degustar um vinho único 

Não é todo dia que se tem a oportunidade de provar um vinho de características tão diferenciadas quanto o Castillo Ygay Blanco 1986, um vinho com 30 anos de idade, produzido numa região que tem nos tintos seus mais aclamados representantes.

De forma surpreendente o vinho se mostrou em perfeitas condições, com incrível cor amarelo-ouro, límpido e brilhante, exibindo um nariz expressivo de fruta madura, especiarias, notas de fino tostado, frutas secas, leve defumado, algo de mineral, muito elegante, sofisticado e complexo.

Na boca brilhou intensamente, com destacado frescor (algo inesperado para um vinho com essa idade), extremo equilíbrio, bom corpo, delicado sabor de frutas, longa persistência e retro-olfato levemente defumado. Obviamente já está pronto para consumo, mas certamente tem potencial para mais alguns anos de garrafa e, quem sabe, até adquirir ainda maior complexidade aromática. Sem dúvida, degustar esse vinho foi uma experiência rara e inesquecível.

Como seria de se esperar, poucas garrafas foram destinadas ao mercado brasileiro e poucos privilegiados terão o privilégio de provar esse nobre vinho. Se você pretende ser um deles, trate de correr.


Ver outros Artigos e Reportagens
Arthur Azevedo Diretor da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) , editor da revista Wine Style (2005/2011), jornalista especializado em vinhos, palestrante, consultor da Artwine, membro de confrarias internacionais.
Arthur Azevedo

Conteúdo RSS

Visualizar Conteúdo RSS Artwine

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail Cadastrar
2017 Artwine - Todos os direitos reservados