A designação Cape Town WO é a novidade na África do Sul

04/06/2017

A Comissão de Vinhos e Espirituosos da África do Sul (South African Wine and Spirit Board) aprovou "Cape Town" como um novo Distrito de Vinho de Origem, permitindo que os produtores se valham da marca internacional da capital para promover melhor seus vinhos, assinalando um "grande passo à frente para a indústria do vinho da África do Sul". A impecável tradução é de Marcello Borges, diretor da ABS-SP


 
Descrita como uma "medida revolucionária", a nova designação  Cape Town WO (Wine of Origin District) visa elevar o perfil dos vinhos sul-africanos por meio de uma associação direta com Cape Town. 

Com isso, a Comissão de Vinhos e Espirituosos espera "unir" as zonas viníferas (wards) de Constantia, Durbanville, Philadelphia e Hout Bay sob a égide Vinho de Origem Cape Town.

Um total de 30 vinícolas, incluindo Groot Constantia, Durbanville Hills, Diemersdal, Klein Constantia, Nitida, Meerendal, Buitenverwachting e Cape Point Vineyards, estarão agora dentro do Distrito recém demarcado.

"A colaboração entre as diversas zonas vinícolas e vinícolas, reunindo-se para formar o novo distrito vinífero, é um grande passo para a indústria do vinho da África do Sul", disse Rico Basson, CEO da organização Vinpro, que reúne produtores de vinhos desse país.

"É um exemplo inovador de cooperação, levando os produtores a comercializar suas respectivas zonas viníferas sob um mesmo nome.

 O nome Cape Town é necessário para que o vinho sul-africano se apresente como um player global. 

Como região de vinhos, Cape Town abrange agora um maravilhoso conjunto dinâmico em termos de herança, cultura e estilos modernos de vinho. A África do Sul já é bem conhecida pela oferta de turismo do vinho, e essa nova medida vai ajudar a integrar nossa estratégia de marketing inovador".

Basson disse que as zonas viníferas envolvidas estão incorporadas numa área singular da região vinífera do Cabo, incluindo algumas cercadas pelo efeito do Oceano Atlântico e representando uma geografia similar. 


Groot Constantia, uma das mais reputadas vinícolas de Cape Town WO


"A legislação de vinhos de origem da África do Sul é altamente respeitada e reconhecida como uma das melhores do mundo; por isso, além das tremendas oportunidades de marketing que a Vinho de Origem Cape Town proporciona, a região representa uma entidade vitivinífera com grandes similaridades".

O sistema de vinho de origem da África do Sul tem três níveis, incorporando a área geográfica mais ampla, conhecida como Região, seguido por um Distrito, como Cape Town, e finalmente uma Zona (Ward), como Durbanville.

Antes, as zonas de Durbanville, Constantia, Philadelphia, Hout Bay e Durbanville distribuíam-se por dois Distritos separados.

 A introdução do Distrito VO Cape Town vai reunir essas regiões sob uma bandeira de renome internacional, assegurando ainda que 100% das uvas serão colhidas na VO do rótulo.

Martin Moore, presidente da Durbanville Wine Valley, disse que a reunião das vinícolas dos subúrbios norte e sul em torno de Table Mountain e Cape Town foi "uma das mais excitantes novidades recentes na indústria vinícola".

"Durbanville, Constantia e os outras zonas envolvidas compartilham o clima frio associado à plataforma atlântica, bem como ao estilo 'cool' associado à marca Cape Town", disse.

 "A minha vinícola e outras de Durbanville estão ansiosas para a associação com um nome bem conhecido internacionalmente que é, historicamente, a cidade natal da indústria vinícola da África do Sul".

John Loubser, presidente da Constantia Wine Route, acrescentou: "Embora sejamos hoje orgulhosas vinícolas de Cape Town, cada uma das áreas e das vinícolas ainda vai oferecer aos turistas e apreciadores de vinhos as mesmas experiências pelas quais ficaram conhecidas. 

A diferença é que agora podemos fazê-lo sob o nome de um dos lugares que encontra ressonância entre consumidores do mundo todo".

Steenberg, conceituada vinícola de Constantia, agora terá como designação Cape Town WO


Agora que a legislação foi aprovada, nos próximos meses será criada uma nova organização de marketing turístico representando a Vinho de Origem Cape Town.
Segundo Siobhan Thompson, CEO da Wines of South Africa (WOSA), a nova designação V Cape Town WO (wine of Origin) vai melhorar o perfil dos vinhos e das regiões viníferas do país em termos internacionais.

"Como destino, há muito que Cape Town tem sido um firme favorito entre viajantes internacionais, com reputação não apenas por sua beleza como por seus nuances em vinhos e comida e, naturalmente, pelas pessoas", disse ela.

"Essa nova desiginação de origem não vai trazer recompensas positivas apenas para a região, mas também para os vinhos da África do Sul como um todo, uma vez que vai gerar um reconhecimento rápido graças à popularidade de Cape Town no exterior. A VOSA está ansiosa para chegar aos principais mercados com nossas equipes internacionais".

Os produtores de Cape Town WO incluem:

Constantia

Steenberg Vineyards
Constantia Uitsig
Buitenverwachting
Klein Constantia
Groot Constantia
High Constantia
Eagles Nest
Constantia Glen
Beau Constantia
Silvermist
Nova Zonnestraal

Durbanville

Altydgedacht
Bloemendal
Canto
D’Aria
De Grendel
Diemersdal
Durbanville Hills
Hillcrest
Klein Roosboom
Meerendal
Nitida
Phizantekraal
Signal Gun

Produtores Independentes

Cape Point Vineyards
Ambeloui
Hout Bay Vineyards
Signal Hill
Philadelphia
Capaia
Havana Hills


Se quiser ler o artigo original clique AQUI

Ver outros Artigos e Reportagens
Lauren Eads Lauren Eads é jornalista e editora do website The Drink Businnes. Após concluir com mérito os níveis 2 e 3 da WSET, agora cursa o nível IV. Seu trabalho como jornalista de vinhos lhe rendeu o premio de Emerging Wine Writer of the Year in the Louis Roedere
Lauren Eads

Fotos

3
Groot Constantia, uma das mais reputadas vinícolas de Cape Town WO Steenberg, conceituada vinícola de Constantia, agora terá como designação Cape Town WO

Conteúdo RSS

Visualizar Conteúdo RSS Artwine

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail Cadastrar
2017 Artwine - Todos os direitos reservados