Pesquera, Ribera del Duero de absoluta pureza

01/09/2015

A mítica Ribera del Duero, uma das denominações de origem mais famosas e prestigiadas da Espanha, situada em Castilla y León, viu nascer alguns dos mais espetaculares vinhos que se tem notícia. Pesquera é um deles...Em degustação exclusiva, a Mistral Importadora mostrou alguns dos grandes vinhos assinados por Alejandro Fernandez



O ícone Vega-Sicilia, que dispensa apresentações, foi o pioneiro daquelas terras, trazendo consigo toda a força do terroir de Ribera del Duero, elaborado à época em estilo muito tradicional, com longos períodos de amadurecimento em carvalho, o que se traduzia em vinhos mais austeros e focados na complexidade.

Na década de 70 surgiu um vinho que viria a mudar a história da região, assinado por Alejandro Fernandez, que viria a ser uma das mais importantes figuras do cenário vinícola da Espanha. Alejandro foi o criador de um estilo inconfundível, que foi chamado “estilo Ribera del Duero”, onde o carvalho deixava o protagonismo, substituído pela fruta, que reina exuberante nos vinhos Pesquera.


O estilo internacional, caracterizado por vinhos elaborados exclusivamente com a uva Tinta del País, concentrados, profundos e intensos, não demorou para conquistar fãs em todo o mundo e o Pesquera rapidamente se tornou um símbolo em Ribera del Duero, influenciando toda uma geração de vinhos, desde à época de seu aparecimento até os dias atuais.


Por várias vezes tivemos o privilégio de encontrar Alejandro pessoalmente e sempre nos chamou a atenção seu dinamismo, sua paixão pelos vinhos, seu comprometimento e sua paixão pelo que faz, perfil que se traduz integralmente em seus vinhos.

Além do Pesquera, Alejandro também produz os ótimos Condado de Haza, vinhos elegantes e polidos, sempre marcados pelo estilo inconfundível de seu criador.


Inquieto e sempre procurando inovar, Alejandro Fernandez resolveu nos últimos anos expandir seus horizontes e criou, em La Mancha, os excelentes El Vínculo, um vinho que mudou o perfil dos vinhos produzidos na região, antes inundada por vinhos de grande volume e de pouca personalidade. De novo Alejandro fez história e hoje muitos produtores de La Mancha seguiram seus passos pioneiros, produzindo vinhos de muito boa qualidade na região central da Espanha.


Hoje o Grupo Pesquera tem quatro vinícolas – Pesquera, Condado de Haza, Dehesa de La Granja e El Vínculo, elaborando vinhos que tem a marca de Alejandro em seu DNA, para atender diferentes tipos de público. Em comum, a mesma filosofia: uso de leveduras naturais e não selecionadas, ausência de filtração e uso preferencial de carvalho americano (e só eventualmente carvalho francês).

Mistral mostra vinhos Pesquera em degustação em São Paulo

Entre os vinhos apresentados por Leticia Montero,  a simpática e competente diretora de exportação do Grupo Pesquera, destacamos:

Pesquera Crianza 2011 – Tinta del País (Tempranillo) 100%, com 18 meses de amadurecimento em carvalho americano – Elegante do começo ao fim, o vinho mostrou-se de cor rubi escuro, sem sinais de evolução, aromas de frutas escuras maduras, toques florais e notas de baunilhas e especiarias, além de discreta nota de defumado. Excepcional na boca, é equilibrado, com fruta deliciosa, taninos de fina textura, muito boa persistência e retro-olfato agradável. Tem bom potencial de guarda, mas já pode ser consumido com grande prazer.

Pesquera Reserva Especial 2003 – Tinta del País 100%, com 50 meses em barricas de carvalho americano e 48 meses na garrafa – rubi, com halo alaranjado, agrada em cheio pelos aromas de frutas como ameixas, fino couro, especiarias e leve tostado. Boca ainda jovem, com boa fruta, equilibrado, macio, com taninos resolvidos. Pronto para beber.

O novo hotel Pesquera AF é uma excelente opção de hospedagem em Ribera del Duero

Condado de Haza Crianza 2009 e Condado de Haza Reserva 2009 – dois vinhos muito semelhantes em perfil, com boa fruta e taninos ainda muito marcantes que pedem tempo para se resolver plenamente. Ambos têm ótimo potencial de guarda, mas no momento são como bebês bem nutridos. Os pacientes serão recompensados...

El Vínculo Reserva 2005 – Tempranillo 100%, com 24 meses de passagem por barrica americana – outro grande vinho de Alejandro, com surpreendente frescor para um vinho de La Mancha. Boa fruta, equilibrado, com bom corpo, macio e longo, é um vinho que mostra de forma exemplar o potencial de La Mancha na produção de vinhos de alta qualidade.

El Vínculo Paraje La Gulosa Gran Reserva 2003 – Tempranillo 100%, com 30 meses de passagem em barricas de carvalho americano – o vinho que roubou a cena, por sua alta classe e elegância suprema, e por seus encantadores aromas complexos e profundos de frutas escuras maduras (ameixa), bala de cevada e toques de tostado.  Espetacular na boca, equilibrado e ainda com fruta adequada, bom corpo, taninos finos já resolvidos e longa persistência. Mais que pronto para beber. Imperdível...

Todos os vinhos citados na matéria estão disponíveis para compra na Mistral Importadora (www.mistral.com.br)

Agradecimentos especiais a Claudia Mota e todo o pessoal da Mistral pelo carinho e suporte.

Ver outros Artigos e Reportagens
Arthur Azevedo Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) , editor da revista Wine Style (2005/2011), jornalista especializado em vinhos, palestrante, consultor da Artwine, membro de confrarias internacionais.
Arthur Azevedo

Fotos

5
O novo hotel Pesquera AF é uma excelente opção de hospedagem em Ribera del Duero

Conteúdo RSS

Visualizar Conteúdo RSS Artwine

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail Cadastrar
2019 Artwine - Todos os direitos reservados