Bodegas Patrocinio, tradição e modernidade em Rioja

04/09/2014

Trazidos pela Viníssimo, chegam ao Brasil os conceituados vinhos das Bodegas Patrocinio, um sopro de modernidade na tradicional região da Rioja, uma das mais prestigiadas áreas de produção de vinhos na Espanha


O espetacular cenário da Rioja Alta, local onde se situam os vinhedos e a vinícola das Bodegas Patrocínio


Ao combinar técnicas enológicas modernas às tradicionais, este excelente produtor da sub-região de Rioja Alta cultiva vinhedos aos pés da Sierra de Cantábrica e nas encostas inclinadas do Vale do Rio Ebro. Além da tempranillo, outras cepas como a tinta garnacha e a branca viura expressam toda a peculiaridade do mais famoso terroir espanhol 

 Situada em Uruñuela, comarca de Najera, bem no coração da prestigiada sub-região de Rioja Alta – a Patrocinio foi criada em meados dos anos 80 por 170 pequenos produtores que colhiam e vendiam suas uvas para grandes vinícolas da região. Mais precisamente, em 1985, eles resolveram se unir para, enfim, fundar sua própria bodega. 

Passadas quase três décadas, do sonho à consolidação do projeto, eles já somam 200 agricultores, que trabalham no sistema de cooperativa. Atualmente, esta vinícola riojana conta com o suporte de enólogos, agrônomos e engenheiros de campo liderados pela enóloga-chefe María Martinez, responsável por implantar técnicas enológicas inovadoras – sem entretanto abandonar as tradições e os cânones vinícolas locais – e moldar os seus tintos e brancos caracterizados pela excepcional relação qualidade-preço. 

Caso das linhas Lágrimas de María, integrada por monocastas tintos, rosados e brancos (Joven, Crianza e Reserva), e cujo nome de batismo é uma referência à própria enóloga; e Zinio, rótulos de alta gama (Crianza e Reserva), ambas campeãs de venda e premiadas dentro e fora da Espanha.


Bodegas Patrocinio, um novo conceito em cooperativa

Por seus métodos modernos e pela alta qualidade de seus vinhos, as Bodegas Patrocinio trazem um novo conceito de vinhos de cooperativa, que no passado eram estigmatizados. Hoje os tempos são outros e, não só na Espanha como em outras regíões vinícolas da Europa, as cooperativas se modernizaram e buscaram elevar a qualidade de seus vinhos, que hoje atingem invejáveis patamares, nunca antes alcançados.

Em nossa viagem à Espanha em outubro de 2013, em visita à Patrocinio, pudemos conhecer a principal razão do enorme sucesso que seus vinhos estão alcançando em todo o mundo: os excepcionais vinhedos ao redor da Bodega, fonte de uvas de ótima qualidade, base essencial para qualquer vinho que se preze.

Chamou-nos também a atenção o extremo cuidado dedicado aos vinhedos, com equipe especializada, criada com a finalidade de orientar cada um dos cooperados sobre todos os aspectos que envolvem o plantio e o acompanhamento de cada uma das fases do ciclo vegetativo das videiras.

A competente Maria Martinez, enóloga sensível e talentosa, é quem assina os vinhos das Bodegas Patrocínio


Na agradável companhia da enóloga-chefe María Martinez, visitamos todas as facilidades da vinícola, equipada com o que há de mais moderno no mundo hoje, finalizando com uma extensa degustação de todos os vinhos da linha, muitos deles hoje sendo lançados pela Viníssimo, importadora comandada pelo empresário Wlamir Rizzo e sua esposa Solange Rizzo.

Os vinhos da Patrocinio são muito bem elaborados e refletem todo o cuidado da equipe de agrônomos e de enólogos da empresa, especialmente no que diz respeito à qualidade da fruta e da textura dos taninos, o que se traduz em vinhos sedosos, elegantes e modernos, em diferentes estilos e versões.

Maiores informações sobre os vinhos das Bodegas Patrocinio trazidos ao Brasil pela Viníssimo, nas linhas Lágrimas de Maria (vinhos mais jovens, fáceis de beber, com ótima fruta e muito agradáveis) e Zinio (vinhos elegantes, sofisticados e complexos, com excelente potencial de guarda e próprios para ocasiões especiais, podem ser obtidas em www.vinissimo.com.br

 

Ver outros Artigos e Reportagens
Arthur Azevedo Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) , editor da revista Wine Style (2005/2011), jornalista especializado em vinhos, palestrante, consultor da Artwine, membro de confrarias internacionais.
Arthur Azevedo

Conteúdo RSS

Visualizar Conteúdo RSS Artwine

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail Cadastrar
2019 Artwine - Todos os direitos reservados