Vinhos da TAM novamente entre os melhores do mundo

10/08/2014

No edição de 2014 do prestigiado concurso Wines on the Wings, da revista Global Traveler, os vinhos da TAM, e da parceira LAN, foram premiados novamente, destacando-de entre os melhores servidos à bordo de empresas aéreas de todo o mundo. O editor de Artwine, Arthur Azevedo, desde 2001, é quem assina as Cartas de Vinhos da TAM...



TAM e LAN são premiadas pelos vinhos e champanhes servidos a bordo

Bebidas oferecidas pelas companhias estão entre as melhores do Wines on the Wing, prêmio da publicação Global Traveler

Vinhos e champanhes servidos a bordo das aeronaves da TAM Linhas Aéreas e da LAN Airlines ficaram entre os melhores do prestigiado concurso anual Wines on the Wing, promovido pela revista norte-americana Global Traveler. 

A publicação, voltada para viajantes a negócios em primeira classe e classe executiva, escolhe anualmente os melhores vinhos servidos a bordo no mundo todo. 

Na edição 2014, a 11ª promovida pela revista, as duas companhias aéreas do Grupo LATAM Airlines concorreram com empresas aéreas de todo o mundo. A divulgação dos vencedores foi feita na edição de agosto da publicação, que começou a circular na última sexta-feira (1).

Na categoria “Classe Executiva”, a TAM ganhou o primeiro lugar com o champanhe Drappier Carte d’Or e apareceu entre as cinco melhores em “Vinhos Tintos” com o Château Bel-Air-Ouÿ, 2010. 




Já para a primeira classe, a TAM ficou no Top 5 de “Melhor Champanhe” com o francês Drappier La Grande Sendrée, 2005, e entre os cinco melhores da categoria “Vinhos Brancos” com o alemão Dr. Bürklin-Wolf Gaisbohl Grand Cru, 2009. 

Já entre os exemplares da bebida servidos a bordo da LAN, o chileno 20 Barrels, Sauvignon Blanc 2013 está no Top 5 da categoria “Vinho Branco em Classe Executiva Internacional”. 

A TAM e a LAN ainda ficaram entre as cinco melhores companhias aéreas na categoria “Wines on the Wing”, que premia as empresas que garantiram as melhoras médias de notas entre seus vinhos da Classe Executiva.

Com esses resultados, as companhias do Grupo LATAM repetem o ótimo desempenho dos últimos anos. Em 2013, os vinhos oferecidos aos passageiros da TAM e da LAN receberam quatro prêmios. Em 2012, foram cinco bebidas vencedoras e, em 2011, em quatro.

Jurados de gabarito internacional escolhem, em degustação às cegas, os melhores vinhos servidos à bordo das melhores companhias aéreas

O responsável por selecionar os vinhos servidos a bordo da TAM é Arthur Azevedo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo. O sommelier faz sua seleção cuidadosamente e busca vinhos equilibrados, com textura macia e agradável, para que todas as bebidas harmonizem com o cardápio.  

Na LAN, Héctor Vergara, único Mestre Sommelier da América Latina, é quem assessora na elaboração da carta de vinhos da companhia há 20 anos. 

Para participar do prêmio, as companhias aéreas são convidadas a apresentar dois vinhos brancos, dois tintos e um champanhe ou qualquer outro espumante da carta de vinhos oferecida a bordo para a primeira classe e classe executiva. 

Os vinhos são classificados por número e divididos em 10 categorias. Os 24 juízes, formados por sommeliers, donos de lojas de vinhos e vinicultores, participam de um teste cego, sendo informados apenas sobre o tipo de vinho e seu local de origem. Um total de 23 champanhes e espumantes, 50 vinhos brancos e 53 vinhos tintos foram provados na degustação realizada em maio, em Nova York.


Seguem os vinhos premiados da LAN e da TAM: 

Champagne Drappier, o grande vencedor do Wines on the Wings 2014

Melhor Champanhe em Classe Executiva Internacional: primeiro lugar

• Drappier Carte d`Or, NV, Champagne, France - TAM 

Melhor Vinho Tinto em Classe Executiva Internacional: entre os cinco primeiros

• Château Bel-Air-Ouÿ, 2010, Bordeaux, França – TAM 

Melhor Vinho Branco em Classe Executiva Internacional: entre os cinco primeiros

• 20 Barrels, Sauvignon Blanc 2013, Viña Cono Sur, Chile - LAN 

Melhor Champanhe em Primeira Classe Internacional: entre os cinco primeiros

• Drappier La Grande Sendrée, 2005, França - TAM 

Melhor Vinho Branco em Primeira Classe Internacional: entre os cinco primeiros

• Dr. Bürklin-Wolf Gaisbohl Grand Cru, 2009, Alemanha – TAM

Sobre o Grupo LATAM Airlines
 
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 134 destinos, em 23 países, com uma frota de 338 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem cerca de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).

Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da LATAM Airlines Group)

Ver outros Artigos e Reportagens
Arthur Azevedo Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) , editor da revista Wine Style (2005/2011), jornalista especializado em vinhos, palestrante, consultor da Artwine, membro de confrarias internacionais.
Arthur Azevedo

Fotos

4
Jurados de gabarito internacional escolhem, em degustação às cegas, os melhores vinhos servidos à bordo das melhores companhias aéreas Champagne Drappier, o grande vencedor do Wines on the Wings 2014

Conteúdo RSS

Visualizar Conteúdo RSS Artwine

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail Cadastrar
2019 Artwine - Todos os direitos reservados