Bodegas Tobelos, Rioja em sua plenitude

09/06/2014

A tradicional região vinícola de Rioja, um patrimônio da Espanha, vive momentos de grande excitação, com o surgimento de novas e modernas vinícolas. Projeto ousado e inovador, as Bodegas Tobelos são notável expressão desse movimento.

Vista das Bodegas Tobelo, novidade na Rioja Alta


Rioja é uma das regiões mais conhecidas e tradicionais da Espanha, com vinhedos situados em diferentes situações geográficas, próximos às cidades de Logroño e Haro. 

Nas cercanias desta última, está a prestigiada sub-região de Rioja Alta, bastante conhecida por suas particularidades climáticas e topográficas, aos pés da Sierra Cantábria e nas encostas inclinadas sobre o Rio Ebro. 

Protegida dos ventos frios do Atlântico Norte pela Sierra Cantábria, a região se beneficia do clima ideal para o perfeito amadurecimento das uvas, entre as quais brilha a Tempranillo, a mais importante uva da Espanha, e também a Garnacha e a Cariñena.

Na magnífica paisagem da Rioja Alta, Tobelos é um marco de qualidade e sofisticação


Foi exatamente neste cenário que nasceu a Viñedos y Bodegas Tobelos, situada em Briñas, a dois quilômetros de Haro, no coração da Rioja Alta. Melhor localização, impossível. Outra vantagem é que a vinícola se encontra em íntima comunhão com os vinhedos, que orgulhosamente a circundam, permitindo o rápido transporte das uvas após a colheita, garantindo a integridade da fruta e a qualidade do vinho.

Colheita minuciosa, seleção estrita e vinificação por gravidade, são os segredos da alta qualidade dos vinhos

Os vinhos da Tobelo são fruto de um minucioso trabalho de colheita manual, onde apenas os cachos em perfeito estado são transportados para a vinícola, em caixas de 20 Kg, o que impede o esmagamento dos cachos e consequente dano às uvas, matéria prima para a elaboração dos vinhos. Uma vez que chegam à vinícola, as uvas são submetidas à seleção manual em mesa vibratória.

Aspectos da colheita nos vinhedos da Tobelo

Os cachos passam então para a fase de desengaçamento, em equipamentos próprios, que separam os bagos do engaço, sendo posteriormente esmagados e conduzidos aos tanques de fermentação de formato tronco-cônicos, por meio de sistema de transporte gravitacional, em recipientes especiais, levados por gruas de grande porte. 

O objetivo deste sistema é evitar o uso de mangueiras e bombas, que podem danificar a fruta, em especial a semente da uva, causando a liberação de taninos vegetais que vão conferir amargor e adstringência excessivos aos vinhos. 

Modernos tanques de aço inoxidável, com controle de temperatura e formato tronco-cônico, usados para fermentar os vinhos nas Bodegas Tobelos

A fermentação se dá com temperatura controlada e com remontagem automática, o que permite um perfeito controle da extração de cor e taninos. A remontagem consiste em retirar o vinho da parte inferior do tanque e devolver pela parte superior, molhando as cascas e permitindo a extração adequada de cor, aroma e sabor.

A Tobelos também dispõe de equipamentos de microvinificação, onde são realizados ensaios para o desenvolvimento de novos vinhos e de novas técnicas de manejo do vinhedo, visando sempre a inovação e o compromisso com a qualidade.

Equipamentos de microvinificação, fonte de pesquisa de novos vinhos e novas técnicas viticulturais


Barricas de carvalho, de diversas procedências, são usadas no amadurecimento dos vinhos

Uma vez finalizada a fermentação alcoólica, os vinhos passam pela fermentação maloláctica, que é a transformação do ácido málico em ácido láctico, usada para reduzir as arestas e tornar o vinho mais delicado e elegante. 

Tanques de cimento e barricas de carvalho, usados na fermentação maloláctica

Este importante passo é realizado em depósitos de aço inoxidável e em barricas de carvalho francês, americano e do leste europeu. Ao término da maloláctica, os vinhos passam por um período de descanso em tanques de cimento revestidos com epóxi, antes de serem encaminhados para a sala de barricas, onde completarão seu processo de amadurecimento em carvalho.

Os vinhos da Tobelos exibem elegância e sofisticação

Todos os cuidados na elaboração se refletem na qualidade dos vinhos, que impressionam por serem ao mesmo tempo modernos e tradicionais, na medida em que refletem com rara felicidade o terroir de Rioja, ao mesmo tempo em que mostram boa concentração de frutas e imenso potencial de guarda.

A grande estrela da casa é o Leukade 2011, um vinho de autor, 100% Tempranillo de vinhedos de 65 anos, com 17 meses de amadurecimento em barricas novas de carvalho francês. Púrpura escuro, exibe deliciosos aromas de frutas escuras maduras, com notas de violeta e carvalho bem integrado. Equilibrado e elegante na boca, mostra taninos finos, bom corpo e longa persistência. Acessível em sua mais tenra infância, promete recompensar os que tiverem a paciência de guardá-lo por mais alguns anos. Um vinho de exceção.

Sala de Barricas da Tobelos, local sagrado onde os vinhos fazem seu processo de amadurecimento ou crianza


Outra aposta ousada é o Tobelos Garnacha 2009, uma nova tendência em Rioja, elaborado com uvas provenientes de vinhedos de 60 anos de idade, com fermentação em temperatura controlada e amadurecimento por 14 meses em barricas de carvalho francês e americano. É um vinho de cor púrpura impenetrável, que exibe aromas de frutas vermelhas (framboesa), ainda bastante marcado pelo carvalho. Potente, exuberante e jovem na boca, tem acidez e álcool equilibrados e marcante estrutura tânica, com taninos de boa qualidade, boa fruta e boa persistência. Merece mais alguns anos de adega, para lapidar os taninos e desenvolver maior complexidade. Uma joia em estado puro, que mostra a potência e a qualidade desta excepcional uva espanhola.

A Tobelos possui em seu portfolio outros vinhos interessantes, como o Tobelos Crianza 2008, clássico e ainda jovem; e o Tahon de Tobelos 2008 Reserva, que se destaca pelos aromas de frutas e notas florais. Ambos mostram boa concentração de fruta e bom potencial de guarda, e merecem ser conhecidos.

Serviço

Os vinhos da Tobelos Bodegas y Viñedos são importados para o Brasil pela RM do Brasil, capitaneada pelo empresário Carlos Domínguez (cd.rmdobrasil@gmail.com). 


Já está no ar o site da RM do Brasil,  preparado pelo pessoal da SMART, com todas as informações sobre os vinhos, o Clube Tobelos, como comprar em muito mais - Para conhecer o novo site, clique AQUI 

Mais informações, incluindo mapas e horário de visitas, podem ser obtidas em www.tobelos.com


Tobelos - sala de recepção de turistas. Elegância, sofisticação e muito conforto.

Ver outros Artigos e Reportagens
Arthur Azevedo Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) , editor da revista Wine Style (2005/2011), jornalista especializado em vinhos, palestrante, consultor da Artwine, membro de confrarias internacionais.
Arthur Azevedo

Conteúdo RSS

Visualizar Conteúdo RSS Artwine

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail Cadastrar
2019 Artwine - Todos os direitos reservados