Vinho e Arte, uma combinação irresistível

12/08/2013

A inauguração do novo Museu Mouton-Rothschild, agora aberto ao público, é uma excelente oportunidade para se comprovar que, mais que nunca, vinho e arte combinam espetacularmente bem...

A família Rothschild, com a Baronesa Phillipine ao centro, ladeada por seus filhos Philippe e Julien, na nova galeria de arte do Château Mouton-Rothschild, em Pauillac

A atração da arte pelo vinho beira o irresistível. Muitos quadros famosos, como o clássico Bacco Menino de Caravaggio, retratam de forma inequívoca essa feliz união.

Se prestarmos atenção ao que escrevem os críticos de vinho, veremos que, com muita frequência, são utilizados termos mais adequados à descrição de obras de arte, tais como "pinceladas de carvalho" ou "esculpir as uvas".

Muitas vinícolas se aproveitaram desse fato e construíram em suas dependências verdadeiros museus, com obras de renomados pintores. Dentre estas, poderíamos citar a a espanhola Bodegas Tradición em Jerez, que possui até um El Greco original em seu precioso acervo, a Ortega Fournier em Mendoza, que promove exposições e dança flamenca em sua incrível sala de barricas, ou a Hess Collection, no Napa Valley, cujo nome já denuncia suas intenções. 

Museu das Bodegas Tradición em Jerez de La Frontera, uma das mais impressionantes coleções particulares da Espanha. Os vinhos da Tradición são importados para o Brasil pela Vinissimo (www.vinissimo.com.br)

Mas nenhum produtor chegou tão longe nessa ligação quanto o francês Mouton Rothschild, um dos cinco Premier Grand Cru Classé de Bordeaux, obra inspirada do genial Baron Phillipe de Rothschild. 


A primeira iniciativa de Phillipe nesse sentido se deu em 1924, quando colocou no rótulo da primeira safra do Mouton uma obra do artista Jean Carlu. No entanto, essa ação só se transformaria em tradição, que hoje é a marca registrada do Mouton, a partir de 1945, quando o Baron Philippe colocou em cada um dos rótulos uma obra de arte original de um grande artista, ligando a arte em seu estado mais puro com a arte de elaborar um grande vinho em cada safra. 

Nascia assim uma das mais interessantes e valiosas coleções de arte do mundo, que reuniu artistas como Picasso, Miró, Chagall, Braque, Francis Bacon, Dali, Balthus e até o Príncipe de Gales, Charles...

Os quadros originais que ilustram os famosos rótulos do Mouton-Rothschild desde 1945 podem agora ser vistos de perto, no novo Museu Mouton...
Mesmo tendo completa liberdade de criação, os artistas foram obviamente atraídos por temas ligados ao vinho, tais como a parreira, o prazer de beber e o símbolo do Mouton Rothschild, o carneiro. As valiosas obras originais formam um dos mais cobiçados acervos do mundo e viajam por muitos países em exposições itinerantes muito concorridas. 

A partir de 2013, os quadros ganharam nova residência, a Sala das Pinturas para os Rótulos, situada ao lado da nova sala de vinificação inaugurada em junho desse ano, onde, em dois andares, os quadros são exibidos em vitrines especialmente criadas pelo designer Francis Lacloche, junto aos rótulos originais de cada uma das safras, com iluminação especialmente criada para ressaltar seus melhores atributos. 

No fantástico Museu do Vinho em Arte, alojado numa antiga sala de barricas do Château Mouton, se exibem obras relacionadas ao vinho, tais como esculturas, tapeçarias medievais, entalhes em marfim, baixelas de prata e recipientes para servir vinho dos reis de Nápoles, antigüidades, porcelanas japonesas, chinesas e persas, e muito mais.

Ambiente clean e iluminação perfeita valorizam ainda mais as magníficas obras de arte do Museu Mouton

Uma experiência mágica e inesquecível, que marcará para sempre aqueles que apreciam arte e vinho, aqui ligados de forma criativa e inovadora, que sempre foi a característica principal do Mouton, reflexo da personalidade do Baron Phillipe, agora personificada em sua filha, a Baronesa Phillipine de Rothschild e seus filhos Philippe e Julien.

"Eu, Mouton, nunca mudo" - a famosa frase do Baron Phillipe pode soar estranha numa empresa inovadora e sempre à frente de seu tempo. Mudar não muda, mas está sempre se reinventando e surpreendendo sua legião de admiradores.

O Museu Do Vinho e Arte e a Sala das Pinturas estão agora abertos ao público, mediante reserva pelo site www.chateau-mouton-rothschild.com

Ver outros Artigos e Reportagens
Arthur Azevedo Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) , editor da revista Wine Style (2005/2011), jornalista especializado em vinhos, palestrante, consultor da Artwine, membro de confrarias internacionais.
Arthur Azevedo

Conteúdo RSS

Visualizar Conteúdo RSS Artwine

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail Cadastrar
2019 Artwine - Todos os direitos reservados